Queria um livro simples, completo, objetivo, bonito e didático, um livro que tratasse das coisas básicas da nossa profissão, embasado tanto em conhecimentos científicos quanto no conhecimento adquirido no dia a dia, que pudesse deixar mais apaixonadas pela profissão as pessoas que o lessem. E foi com esse sentimento, esse querer, que convidei os coautores para idealizar a estrutura deste volume, escrevemos os primeiros parágrafos e fizemos as primeiras imagens.
Não posso precisar quando pensei em organizar este livro, mas me programei para isso. Lembro que, quando comecei a escrever o “Fotografia Odontológica”, hoje na sua 2ª edição, me indagaram por que não um de Odontologia Restauradora, já que esta era a minha área de atuação. Respondi que para o de Restauradora eu precisaria me preparar mais, e me preparei. Rabisquei, fiz protótipos, acrescentei e suprimi palavras, frases, parágrafos e capítulos. A cada nova leitura, novas ideias, novas mudanças. A cada nova leitura, a sensação de que poderia ficar melhor, mas todo projeto tem de ter um fim. Por isso, impôs-se a hora de apresentar a Odontologia Restauradora de A a Z, e aí está.
No livro os capítulos complementam-se, desde a base para a Odontologia Restauradora, com os seus instrumentos operatórios, os princípios gerais do preparo cavitário, os sistemas adesivos, proteção pulpar e textura, forma e cor aplicada à Odontologia, passando pelas restaurações diretas, com ênfase nos principais tipos de restaurações em resina composta, e pelas restaurações indiretas e suas particularidades. A proposta é oferecer um livro cujas informações estão apresentadas em uma ordem lógica e de fácil entendimento, no qual transmitir a técnica de confecção faz-se mais importante do que o caso finalizado.
Participei de cada reunião, de cada ideia, de cada leitura, solitária ou em conjunto com os coautores e colaboradores, quis me sentar com cada um deles e fizemos um livro com atenção, carinho e emoção. Fiz questão de sentar-me com o diagramador, com o desenhista, com o revisor gramatical, enfim, com todas as pessoas participantes do processo.
Espero que o livro expresse o amor e a paixão com que ele foi concebido e que, mais que ensinar, ele desperte esses sentimentos pela Odontologia Restauradora.